Vai um cafezinho? 14 de abril: Dia Mundial do Café

O café está presente na vida da maioria das pessoas no mundo inteiro. Seja em uma reunião de negócios, uma pausa no trabalho, reunião de família ou com os amigos, no café da manhã, após a refeição… ele é bem-vindo em qualquer situação e não é à toa que ganhou um dia inteirinho dele: em 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café!

Você sabia que o café é originário da Etiópia? Sim, suas propriedades estimulantes foram descobertas por um pastor, que observou alterações no comportamento de seu rebanho, depois que os animais ingeriram uma plantinha vermelha. O pastor, então, decidiu provar o alimento e logo ficou encantado com seu sabor e aroma. À partir daí, conquistou os países árabes, europeus e das Américas, incluindo o Brasil, onde se adaptou muito bem ao clima do país.

Palavra derivada do árabe, “gahwa” (aquilo que impede o sono), era consumida em planta. Na Turquia, tomou a forma líquida e veio conquistando todos os paladares até hoje. Uma das principais ações do café no organismo humano é ajudar na diurese. A cafeína excita o sistema nervoso central, age sobre o sistema muscular (principalmente sobre o músculo cardíaco), ajuda no rendimento físico e intelectual, aumentando a concentração.

Apesar de ser saboroso e um bom companheiro é preciso cautela no consumo, pois em grande quantidade pode ser prejudicial para a saúde. De acordo com especialistas, é saudável a ingestão de até três xícaras por dia.

“O consumo excessivo de café está associado a doenças como hipertensão arterial (pressão alta), osteoporose e doenças cardiovasculares. A substância característica, a cafeína, é responsável pelo efeito estimulante da bebida. Mas, tudo tem o lado positivo, pois estudos mostram que a cafeína tem a capacidade de melhorar o metabolismo na ajuda da perda de peso”, explica Dra. Elaine Ferraz, médica pós graduada em endocrinologia (Lato Sensu), pelo IDEF – Instituto de Diabetes e Endocrinologia de Florianópolis.

O café é considerado um dos produtos que mais gerou pesquisas nos últimos dois séculos. Seu principal composto ativo, a cafeína, estimula o sistema nervoso central, mantendo a atenção e o bom humor, ajuda no processo de respiração e de digestão. Uma xícara de café pode ajudar no combate aos sintomas da enxaqueca. Consumido em doses regulares, ajuda na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o Parkinson. Além disso, contém substâncias antioxidantes, que elimina radicais livres e defende o sistema imunológico.

Sabendo de tudo isso, me diz: já tomou sua xícara de café para comemorar a data?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s